Importância do uso de tecnologia e realidade aumentada para projetos

Ainda que milenar, a construção civil avança tecnologicamente a cada segundo que se passa, sejam pelos métodos construtivos, materiais ou até mesmo em relação aos meios de representação de projetos.
Tecnologias como o BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da informação da construção), modelagens 3D, levantamentos por nuvens de pontos ou fotometrias, proporcionam cada vez mais acesso as informações dos elementos e a sua representação espacial, seja levando do plano digital para o plano físico ou vice e versa.
.
Afinal, o que é a realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma tecnologia na qual são incorporados o ambiente físico e elementos digitais de tal forma que o usuário possa interagir nos dois de forma sobreposta.
Apesar do termo ter sido criado em meados da década de 90, a tecnologia tomou força nos últimos anos com o fácil acesso através dos smartphones.
As aplicações mais básicas em jogos como “Pokémon GO” foram bastante difundidas, onde os personagens denominados Pokémons apareciam através da tela do Smartphone como se estivessem no mesmo espaço físico do jogador, onde apontava a câmera do smartphone apareciam os Pokémons.
Apesar de acessível como no caso do jogo, suas aplicações são amplas como na medicina, educação, industrialização, esportes, exploração espacial e construção civil.
Aplicação na construção Civil e em projetos
Quando falamos em tecnologias de realidade aumentada aplicada a projetos e a construção, existem dois possíveis meios para tal, sendo um modelo desenvolvido digitalmente aplicado por meio de uma interface no meio físico.
E a outra seria a captação de dados espaciais e volumétricos de elementos por meio de equipamento especializado que transmite tais dados para o ambiente virtual. A própria criação do conceito provém da necessidade de interpretação de projetos.
Modelos Digitais no plano Físico
Ao desenvolver projetos com softwares do tipo BIM, cada elemento possui uma informação muito além da forma 3D, dados como diâmetro, comprimento, peso, pressão ou quaisquer dados que sejam pertinentes ao elemento construtivo podem ser apresentadas no modelo digital.
Ao aplicar a tecnologia para estes elementos digitais, podemos através de um Smartphone, tablet ou óculos de realidade aumentada fazer com que ele seja integrado a um ambiente físico.
Podemos ter como exemplo o terreno de uma obra ou o piso de um escritório, onde utilizando os elementos citados acima podem gerar uma representação geométrica em escala ou não (conforme a necessidade).
Fonte: G1
Acesse nossas redes sociais e saiba mais!